Você está carregando seu celular errado!

Sim caro leitor, você está carregando seu celular errado! e eu também! 😂😂 mas é claro que existe uma explicação lógica para isto!, sempre tem!

Você acha que a bateria do seu “iTreco“, dura pouco? passa o dia correndo atrás de uma tomada, não sai de casa sem seu carregador portátil de 15000 mAh? Então, eu também, e tenho uma péssima notícia para você. A CULPA É NOSSA! pelo menos parte dela! porque nós estamos carregando as baterias errado o tempo todo.

Muitos de nós, temos a noção enraizada de que carregar o telefone em pequenas rajadas causará danos em longo prazo à bateria do seu gadget e que é melhor carregar a bateria quando ela estiver próxima do zero. Aí é que você se engana!

De fato um site da empresa de baterias Cadex, chamado (não riam) Battery University, isso mesmo, o site se intitula a Universidade da Bateria, ou seja, você vai sair daqui o Bacharel em carga de baterias 😂. Então, o que os Bacharéis em bateria descobriram? as Baterias de Íons de Lítio dos nossos espelhos pretos, tem sua própria versão de “stress” e, como para os humanos, stress por longos períodos de tempo, pode diminuir o tempo de vida da bateria do seu aparelho.

E se você quiser manter a bateria do seu telefone em boas condições, para que você possa passar o dia sem se preocupar com a duração dela, você precisa saber algumas coisas.

Não deixe seu telefone ligado na tomada quando ele estiver completamente carregado

De acordo com nossos bacharéis em bateria, deixar seu telefone na tomada quando está carregado, como fazemos durante a madrugada, é ruim para a bateria no longo prazo.

Os magos das baterias dizem que quando completamente carregadas e ele fica na tomada, o aparelho começa a receber “cargas picadas” para manter o telefone a 100%, o que deixa a bateria em estado de alto stress e alta tensão que desgasta a sua química interna.

Resumindo, depois que o telefone chegar a 100%, tire ele da tomada, se a bateria fosse um ser humano, seria o equivalente a relaxar os músculos depois daquela série monstra na academia BIRLLLL!!!

Melhor ainda, tente não carregar a bateria a 100%

Os detentores da sabedoria da fonte de voltagem contínua dizem que, as baterias Li-ion 1como chamamos carinhosamente as baterias de celular) não precisam ser completamente carregadas, nem é recomendado que seja, por conta do stress que já comentei acima, parece loucura, você tenta manter seu celular carregado durante todo o dia, quando na verdade, só precisa plugar ele um pouco na tomada e pronto, você esftará bem.

Plugue seu telefone na tomada sempre que possivel

As baterias dos nossos celulares são muito mais felizes se você, de vez em quando, durante o dia, do que colocar o telefone para carregar durante longos períodos quando a bateria estiver acabando.

Carregar seu telefone quando perder 10% de carga seria o melhor cenário, de acordo com os Mestres do Universo da bateria, mas é claro que você não vai sair por aí alucinado, procurando uma tomada quando seu celular baixar um traço, então, chegou em algum lugar com tomada, plugue seu telefone um pouco.

Isso vai deixar a bateria do seu celular trabalhando em um estado “ótimo”, por mais tempo, e também vai melhorar o consumo durante o dia.

Mantenha seu telefone sempre fresco

As baterias de celular são tão sensíveis ao calor, que a própria Apple sugere que você remova algumas capas que isolam o calor do seu iPhone quando você carrega, o texto diz “Se você notar que seu telefone esquenta quando você o carrega, remova a capa antes.” Se você está no sol quente, mantenha o seu telefone coberto, isso irá proteger a saúde da sua bateria!

Para encerrar

Brinquei em alguns pontos do texto, mas as baterias de telefone são um ponto de discussão que a muito tempo, vem sendo alvo de pesquisa, e com a evolução cada vez mais rápida dos smartphones, a tecnologia das baterias, tem que acompanhar no mesmo passo. Vejam o que aconteceu com o Samsung Galaxy Note 7, onde a empresa tomou a decisão de suspender a fabricação dos telefones, depois que as baterias dos aparelhos começaram a explodir. E essa suspensão na fabricação aconteceu mesmo depois do Recall

Não brinque com a bateria do seu celular, não compre baterias genéricas, muito menos carregadores genéricos, é um barato que pode custar caro no final das contas!

Até a publicação deste post eu venho fazendo cargas menores no meu celular, para tentar validar (pelo menos um pouco) o artigo indicado publicado no site. O único ponto onde eu preciso me educar, é na carga noturna, ainda sinto a necessidade de deixar o telefone na tomada durante a noite

Assim como eu, você deixa seu telefone carregando a noite toda? E agora? como vamos mudar nosso hábito? Comenta aqui, ou na Rede Social que você achou este texto. E mostre para seus amigos, como eles estão carregando seu aparelho!

[h/t] Battery University – Charging Lithium-ion: https://goo.gl/7FfFwd (texto em inglês)

[ATUALIZAÇÃO 17/08/2017]

Recebi um comentário de um colega falando que, isso tudo faz parte da indústria da obsolescência programada, que seria muito mais barato, criar carregadores inteligentes que parassem de receber carga assim que a bateria atingisse 100%. Concordo plenamente, mas enquanto este dia não chega, vamos usar as nossas baterias da melhor forma possível.

Tenho procurado usar o telefone seguindo as recomendações, realmente o telefone tem apresentado uma melhora na conservação da bateria, instalei um app para acompanhar o uso, o estado da mesma e a qualidade da carga recebida, já consigo notar que o aparelho consegue manter as cargas durante mais tempo, vou procurar manter este ritmo de carga, vamos ver se consigo continuar com ele sem carregar durante a noite!

O app é para Android.

Android: https://goo.gl/GhsiZc

Para iOS o app mais usado é este: https://goo.gl/uwyqxS

[Atualização 26/01/2018]

Recebi por email um link de um artigo (em inglês) com outras dicas de como economizar a bateria do seu smartphone. Recomendo a leitura!

Link para o artigo: http://www.2kreviews.com/smartphone-battery-saving-tips/

Deixe uma resposta