Adapte-se ou feche as portas

Novos tempos, novas formas de se fazer negócios, notícias se espalhando como fogo em mato seco, é isto que estamos presenciando, em menos de dois anos a maneira como nos comunicamos mudou radicalmente.

Esta mudança não aconteceu apenas entre o teclado e a cadeira, as empresas viram que as novas formas de comunicação estavam começando a gerar ruído, quando algo errado acontecia quando um produto ou serviço não era entregue da maneira desejada.

Adapte-se ou feche as portas, é o lema dos últimos anos, as empresas estão começando a enxergar o poder das palavras na internet. Aqui no Brasil atualmente uma em cada três pessoas, ou seja, mais de 70 milhões de pessoas estão conectadas a internet e destes, 86% estão conectados em alguma rede social.Confesso que já tive mais experiências positivas usando as redes sociais do que através dos canais tradicionais, atendimento telefônico, e-mail, chat, PROCON, etc. Em uma pesquisa recente do IBGE verificou-se que as redes sociais são mais eficientes do que o PROCON na solução dos problemas.

A tendência é que este novo modelo de comunicação também comece a ser utilizado dentro das empresas, e não apenas como um canal de “atendimento ao cliente”, mas também como forma de disseminar o conhecimento dentro da empresa, tornando visíveis as pessoas que tem um grande conhecimento até então invisível pela companhia.

Agora em 2012 veremos uma grande mudança na forma como a informação é transmitida e consequentemente recebida. Veremos empresas trocando as formas tradicionais de comunicação e colaboração interna por ferramentas baseadas em Social Software. Facebook e twitter-like. Junto com a inserção das novas ferramentas de colaboração avançada, veremos uma mudança na forma como vemos a organização, ao invés do tradicional organograma, veremos um gráfico que mostra os relacionamentos ponto a ponto.

Por tanto preparem-se para as mudanças que estamos por presenciar e aproveitem a nova onda da colaboração.

Até mais.

Deixe uma resposta