Hello Word! Fiz meu primeiro APP e Você vai Adorar!

É isso mesmo que você está lendo, eu finalmente consegui fazer meu primeiro aplicativo, acho que posso considera-lo um aplicativo pois ele tem, Interface, lógica, executa uma determinada ação e funciona em diversos dispositivos. Entendo que estes são os princípios básicos de um aplicativo, estou certo?

E pra que eu fiz isso?

Eu faço muitas compras fora do país, seja em viagem, ou pela Internet, e nosso país possui uma legislação muito rigorosa quanto a tarifação de bens adquiridos fora do país, Qual taxa do dólar devo usar? vou ser tarifado pela Receita quando a compra chegar? Qual imposto é cobrado em compras no cartão?.

Pensando nisso eu montei uma planilha, sim senhores, uma boa e velha planilha, que me permitia entrar com todas estas variáveis manualmente. Tudo bem, o trabalho nem era tanto assim, eu só tinha que atualizar o valor do Dólar para a taxa do dia, e pronto eu teria o valor aproximado de quanto iria gastar naquela compra.

Passado o tempo e dadas as constantes mudanças nos valores do dólar eu vi que precisava fazer algo para automatizar um pouco mais esta execução, daí surgiu a ideia de construir um aplicativo, na WEB, sem a necessidade de desenvolver para iOS ou Android.

Minhas Limitações

Eu sei exatamente o que eu consigo e não consigo fazer, e programação web, estava no quadrante das coisas que eu não conseguia fazer, por isso pedi ajuda a um colega, para transformar minha lógica em código, pronto, agora SÓ faltava fazer…

  •  Interface responsiva (aquela que se adapta a qualquer dispositivo), qual tecnologia usar? resolvi optar por JQuery Mobile, melhor escolha? não sei, mas vamos lá é a versão 0.1
  • Ajustar a formatação dos campos que receberiam as respostas (v0.2)
  • Colocar imagens e ajustar esquema de cor (v0.2)
  • Colocar painel com as cotações utilizadas (v0.2)
  • Ajustes de segurança feitos a pedido do Google (ele estava bloqueando alguns recursos do App) (v0.2)
  • Nova API para busca de cotação (implementado na v1.0)

Só isso, nada que uma pessoa com nenhum tempo livre não pudesse fazer em um mês, entre uma edição de vídeo para o Canal Pipoca Com Dendê(colocar link para assinatura), que vai muito bem Obrigado, o trabalho que consome mais de 8 horas por dia, as atividades de casa, e é claro a jogatina de PS4 aos domingos. Sempre acho espaço para fazer uma coisa nova. (ao fundo escuto Isabela pedindo para desentupir o ralo da pia).

O Resultado

Saí de uma Planilha para um aplicativo web simples, que já está me ajudando muito e me desanimando sempre que eu tentar comprar algo. Pois com a cotação dinâmica, agora eu sei mais ou menos quanto vai doer no bolso.

Tela 1 do App 

Para acessar o aplicativo, basta clicar no botão abaixo. A experiência é melhor no celular.

Ferramentas utilizadas

  • IBM Cloud como provedor de serviços (Você pode fazer uma trial lá)
  • Node-Red como plataforma de aplicação (provido pela IBM Cloud)
  • JQuery Mobile para criar a interface responsiva para dispositivos móveis

Calc_App

Mas caso queira uma experiência no seu computador, basta clicar no mesmo ícone só que localizado no canto direito desta página

Pagina

Como Apoiar

Para que eu continue atualizando este App, só preciso que vocês acessem, cliquem nos anúncios, e mandem suas sugestões para sugestao@georgearaujo.com.br 

1 Reply to “Hello Word! Fiz meu primeiro APP e Você vai Adorar!”

Deixe uma resposta